sexta-feira, 4 de maio de 2007

e06-agregadores

a)O que são agregadores?
"São programas responsáveis por unificar e manter o usuário informado de todas as atualizações feitas pelos podcasts adicionados à lista e podem ser encontrados gratuitamente na web. "





b)"Existem agregadores que rodam diretamente no computador do usuário, e outros que funcionam pelo navegador, de maneira semelhante aos serviços de webmail. Confira algumas opções:FeedDemon - Para Windows. Possui versão de demonstração válida por 30 dias.FeedReader - Leitor gratuito e de código aberto para Windows.Bloglines - Leitor RSS que pode ser acessado de qualquer lugar pela web. Permite organizar os links e compartilhar as listas de feeds com outras pessoas. Gratuito.My Yahoo! - A página personalizável do Yahoo! possui um módulo para exibição de feeds. O serviço ainda é experimental e exige cadastro no portal.NetNewsWire - É um dos agregadores mais populares para o Mac OS X. Além da versão completa, que exige pagamento depois de 30 dias de uso, possui uma versão gratuita, sem alguns dos recursos da paga.RSS Reader - Gratuito, o software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdo e definir diferentes estilos de exibição.Os sites que possuem feeds em geral são identificados por um botão "XML" laranja. Também é possível encontrar feeds em diretórios como o Syndic8.com ou o brasileiro Projeto RSSficado. "



c) *"RSS é um tipo de arquivo que monta um índice das últimas atualizações de sites, blogs, fotologs e, inclusive, podcast. Tais índices podem ser visualizados através de programas específicos, denominados agregadores, que estão disponíveis gratuitamente na internet. Assim, os visitantes de seu Podcast serão avisados, automaticamente, todas as vezes que você o atualizar, sem a necessidade de o acessarem todos os dias."









*ATOM:"Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google. Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type."
















*RDF :"A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet. Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, o que torna a linguagem altamente escalável. Recurso: Qualquer coisa que pode conter um URI, incluindo as páginas da web, assim como elementos de um documento XML. Propriedade: Um recurso que tenha um determinado nome e possa ser utilizado como uma propriedade Indicação: consiste na combinação de um recurso, de uma propriedade, e de um valor." SUA FUNÇÃO "Todo site tem duas partes distintas: a informação e a apresentação. No caso específico de um blog temos os posts e o template. Nós, humanos evoluídos e inteligentes, conseguimos facilmente diferenciar uma coisa de outra quando lemos um site. Mas para um computador que lê o HTML bruto é praticamente impossível saber qual HTML é do conteúdo e qual é a decoração do site. Por isso é difícil para um programa ser capaz de diferenciar quando um site foi atualizado de quando, por exemplo, um banner de propaganda ou um contador de vistas e comentários foram alterados. Por essas e outras dificuldades (várias outras que não nos interessam muito neste texto) inventaram o formato RSS que é, basicamente, um arquivo texto (XML) organizado de maneira a informar as últimas atualizações no conteúdo e apenas no conteúdo de um site. Desse modo programas diversos podem acessar esses arquivos e descobrir quando um site tem conteúdo novo. É aquele velho conceito de push dos primórdios da Internet mas que, na época, não pegou por ser burocrático demais. (e por causa das lentas conexões discadas) Desde a invenção do RSS apareceram outros formatos e maneiras de acessar o conteúdo de um site, como o RSS 2.0 e o Atom. Todos eles - no que diz respeito ao usuário final - fazem basicamente a mesma coisa. Há quem prefira um ou outro e praticamente todos os programas aceitam mais de um formato. O nome genérico desse mecanismo é feed: uma maneira simples de outros programas (incluindo aí outros sites) usarem o conteúdo do seu site. "















* A função dos blogs e dos podcasts

Nenhum comentário: